Google vai permitir apagar pesquisas dos últimos 15 minutos no Android
21 de Março de 2022
O Google anunciou que deve liberar aos usuários um recurso para excluir os últimos 15 minutos do histórico de pesquisa. A função estava em fase de testes apenas para usuários do iOS, mas chegará no Android gradualmente nos próximos dias
Empresas de mídia querem criar alternativa mais eficiente ao Google AMP
PL das Fake News pode ajudar na disseminação de notícias falsas, diz Google
Essa novidade permitirá que apenas as buscas mais recentes sejam apagadas do registro do buscador, o que ajuda a proteger a privacidade do usuário. Essa melhoria pode desembarcar também no Chrome OS, na versão web do buscador e em outras plataformas futuramente, ainda sem data definida.
Para ver se a opção já está disponível na conta, é só abrir o aplicativo do Google no Android, tocar na foto de perfil e procurar pela opção "Excluir últimos 15 minutos" — fica entre a opção "Histórico de pesquisa" e "Recente". Quem ainda não tem o botão habilitado precisará deletar o conteúdo inteiro dos últimos dias ou fazer a remoção manual dos registros desejados
Apagar histórico do Google
Deletar o histórico de pesquisa é algo que existe desde os primórdios do buscador, mas nunca com prazo tão curto. Isso pode ser interessante para quem compartilha dispositivos, como tablets ou celulares de trabalho, para não deixar rastros de uma pesquisa pessoal ou sobre um tema íntimo.
Na conferência Google I/O 2021, a gigante das buscas havia anunciado este recurso. Dois meses depois, em julho daquele ano, o aplicativo para iPhone ganhou a novidade, com previsão da versão Android para o final do ano. Agora, com cerca de três meses de atraso, a exclusão de histórico recente vem para todos os dispositivos móveis.
Até então, o Google permitia excluir automaticamente todas as entradas do histórico de pesquisa dos últimos três, 18 ou 36 meses. Essa nova opção não deve se integrar ao recurso automatizado, afinal é melhor nem registrar histórico se a ideia for apagá-lo de 15 em 15 minutos, não é? Mesmo assim, é uma mão na roda para quem precisa omitir pesquisas recentes em precisar gastar muito tempo ao deletar as coisas manualmente.